O protagonismo do Espírito Santo

Lucas faz questão de deixar muito claro no livro de Actos o protagonismo essencial do Espírito Santo na vida da igreja nascente. O Deus que passa a habitar nos seus filhos também os capacita e se manifesta entre eles e por  meio deles!

Assim, a igreja recebe o dom do Espírito Santo e é exactamente isto que a distingue de outras comunidades. A igreja não se explica, não sobrevive, senão sob a acção directa do Espírito Santo! E isto transcende épocas, teologias ou denominações. O Espírito Santo não é propriedade de ninguém, e Ele opera na igreja como lhe apraz!

Neste domingo, e no contexto acima, reflectimos juntos sobre o enchimento do Espírito Santo e o seu fruto resultante na nossa vida e carácter, mas também nos dons que esse mesmo Espírito livremente nos dá, entendidos como habilidades ou capacitações especiais para o benefício do próximo, para a edificação da igreja, e tão somente para a glória de Deus. Os dons não constituem um fim em si mesmos, mas preparam a igreja para alcançar a sua finalidade, qual seja de cumprir, em amor, a Grande Comissão dada por Jesus Cristo.

Assim, e de forma breve, tentamos entender os dons do Espírito Santo desta forma: 1. dons funcionais, conforme a lista de Romanos 12:4-8 (descobre o teu dom funcional aqui); 2. dons de liderança, conforme a lista de Efésios 4:11-12; e finalmente 3. manifestações especiais, de acordo com a necessidade, conforme a lista de 1 Coríntios 12:7-11.

Paulo deixa-nos a recomendação bíblica de buscarmos os melhores dons, mas ao mesmo tempo aponta para algo mais excelente: o amor, pois sem amor, nada tem valor, nem mesmo a descoberta dos melhores dons espirituais.

Queremos ser uma igreja cheia do Espírito Santo e do Seu amor, na qual Ele tenha toda a liberdade de se manifestar e assim edificar a igreja, expandir o Reino de Deus e exaltar o nome do nosso bondoso Senhor e Salvador. Que assim seja!

4 comentários to “O protagonismo do Espírito Santo”

  1. Precisamos de arrependimento e de uma vida de entrega e dependência total do Espírito Santo – o avivamento é possível…

  2. Começa em mim; começa em ti, com uma vida separada(santa) e a buscar a face do Senhor.

  3. Não é todos os dias que vemos uma pregação sobre dons dando total protagonismo ao Espirito Santo. Normalmente o ênfase recai sobre os dons em si ou sobre as pessoas que os recebem.

  4. Obg pelos comentários tão pertinentes.
    Boa observação Pedro…faz todo o sentido – seria interessante verificarmos quantas vezes a palavra “Espírito Santo” aparece no NT, mais específicamente no livro de Actos. Quem tiver esta informação, sff de divulgá-la aqui. Obg. Abraços.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: