Empecilhos à plantação de novas em igrejas em Portugal

plantar

A urgência de novas igrejas em Portugal:
A urgência de plantar novas igrejas em Portugal prende-se essencialmente com três razões: (1) Razões bíblicas (plantação de igrejas está intimamente ligado ao cumprimento da Grande Comissão), (2) Razões estratégicas (plantação de igrejas é o método mais eficiente para a expansão do Reino de Deus), (3) Razões relacionadas com o panorama nacional (o número de igrejas em Portugal que morrem é superior em mais do dobro às que nascem).
 

Alguns dos grandes empecilhos à plantação de novas igrejas em Portugal:

Questões financeiras: “Quem não tem dinheiro não tem vícios.”
As comunidades evangélicas em Portugal no geral são pequenas (em média 55 pessoas), mas no que se trata à plantação de novas igrejas, estas agem como se fossem igrejas com milhares de membros.
Não é raro observarmos a mentalidade de que para abrir uma nova igreja é necessário o aluguer de uma loja, equipamento de som, entre outras coisas. Este método por ser bastante dispendioso automaticamente impossibilita que muitas igrejas se reproduzam por falta de verbas.
Princípio a implementar: Primeiro as pessoas e não os acessórios (espaço, material de som, etc.)

Prioridades erradas das igrejas: “Semeia e cria, e viverás com alegria.”
Uma boa parte das igrejas que estão a crescer em Portugal têm como prioridade atingir um certo número de membros em vez de equacionarem a sua reprodução.
Schwartz advoga que dificilmente há sinal mais claro da saúde de uma igreja do que a disposição e a capacidade de formar novas igrejas.
Princípio a implementar:Plantação de igrejas não é um evento, mas sim um movimento.” (Modelo que priorize a reprodução ao crescimento)

Herança católica: “Para ensinar, é preciso aprender.”
A mentalidade do “padre que dirige a missa ao domingo”, a ideia do “clero” e do “leigo” são tradições católicas que presenciamos nas nossas igrejas e que chocam com o “sacerdócio universal”.
Princípio a implementar: O discipulado só “acaba” quando o discípulo começa a discipular. Os novos líderes são resultado desse processo (líderes que saem da seara).

Sectarismo: “A união faz a força”
“A história das igrejas tem-se caracterizado pelo sectarismo, salvo raras e honrosas excepções.” Jerry Ericson
Princípio a implementar: A plantação de uma nova igreja é parte de algo maior. (Mentalidade de Reino).

Tradições e Técnicas: “Duro com duro, não faz bom muro.”
Quando a plantação de uma igreja se dá, ela normalmente obedece ao procedimento seguido pela denominação (o mesmo desde as origens da denominação) ou então é feita através de modelos importados do estrangeiro e que são aplicados sem qualquer esforço de contextualização. Esses modelos são seguidos simplesmente porque a igreja de origem do missionário fazia assim.
Princípio a implementar: Um modelo que surge do contexto/cultura e que é relevante para a sua situação cultural.

5 comentários to “Empecilhos à plantação de novas em igrejas em Portugal”

  1. Ola.Acho que este tema está a ser tratado com base no financiamento, apesar de o mundo de hoje se resumir a isso penso que a igreja devia voltar ao que era no tempo de jesus, pelo motivo de que esse epoca não era preciso de nada para chamar a atenção das pessoas.
    Parém e pensem quem é que acredita na igreja, seja ela qual for?

  2. A questão do financiamento foi apenas abordada no primeiro ponto e foi referida apenas para combater a ideia de que para plantar uma igreja é preciso muito dinheiro.

    Igreja começa com pessoas e não com edifícios, estruturas, hierarquias ou programas. É este princípio que eu vejo no livro de Actos; reprodução de igrejas de modelos simples e não de estruturas demasiado complexas que custam tanto a manter e a impedem de “viver para os outros”.

  3. A religião a muito que esqueço o seu papel para o homem…

  4. A religião sim, Deus não.

    Repara o que a Bíblia diz acerca de Jesus: “… e não precisava de que alguém lhe desse testemunho a respeito do homem, porque ele mesmo sabia o que era a natureza humana.”

  5. Vamos trocar experiencias visite nosso blog missao mpi portugal (Blog) e somar esforços.
    Jesus o fim da procura!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: